Correio Popular Notícia



Prefeitura quer área para construção da Delegacia Fluvial na capital

Data da notícia: 03/10/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131004-132.jpg[/IMG] (Da Redação) A prefeitura de Porto Velho está em busca de uma área às margens do Rio Madeira, onde poderá ser construída a Capitania dos Portos e futura sede da Delegacia Fluvial. Uma reunião para tratar do assunto, liderada pelo prefeito Mauro Nazif, foi realizada na tarde desta terça-feira (1/10), no Palácio Tancredo Neves, sede do poder executivo municipal.
Participaram representantes da Semur, Semdestur, PGM, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP) do governo de Rondônia e da Delegacia Fluvial.
Depois de várias ponderações, foram sugeridas duas áreas, uma delas ao lado da ponte, na margem esquerda do Rio Madeira e outra junto ao porto organizado (Sociedade de Portos e Hidrovias). As sugestões serão analisadas pelo governo estadual e SPU, que emitirão pareceres em breve. ?Por conta do crescimento da região, entendemos que é preciso o fortalecimento da Marinha, já que na área onde se encontra não pode ampliar sua estrutura. A reunião de hoje foi muito importante e representa um avanço significativo, uma vez que o assunto vinha sendo tratado desde 2009 sem qualquer perspectiva de solução?, avaliou o prefeito.
Ainda de acordo com Mauro Nazif, a SPU já se mostrou favorável em atender a solicitação em qualquer uma das alternativas propostas. O DNIT também não se opõe ao projeto e o representante do Estado, Álvaro Lustosa Pires (CGP) declarou que o governo estadual vai analisar com carinho.
O delegado fluvial em Rondônia, Luiz Reginaldo de Macedo, disse que tem preferência por área localizada na margem direita do Rio Madeira, para facilitar o acesso ao público. Tão logo ele receba oficialmente o comunicado sobre as áreas disponíveis, inclusive com especificações de tamanho, encaminhará para apreciação de seus superiores em Brasília (DF).
A área ocupada atualmente pela Capitania dos Portos faz parte do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, tombada pelo Iphan e cedida ao Município pela SPU. Por conta disso, fica inviável a construção da sede da Delegacia Fluvial. Com informações de Augusto José.

Fonte:






Noticia vista 1368 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.